quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Strike a pose - Burqa fashion?!

Gente, juro!!, brinco muito, mas sou totalmente livre de preconceitos. E respeito toda e qualquer cultura que me apareça. Sempre acreditei que tudo tem um motivo, e na moda é a mesma coisa, tudo tem um motivo, costume, cultura, uma razão para ser. A história nos mostra isso mesmo. Mas uma coisa que nunca entendi direito é a cultura muçulmana, que até hoje priva suas mulheres de tanta coisa, de mostrar o cabelo, de ter liberdade de ideias e opiniões, etc. E entendo menos ainda como ainda existe o uso de véus, burcas, etc. Mais uma vez: respeito total, só não entendo como um ser  humano,  que já tem um espírito livre por natureza, consegue se esconder dentro de um pano e às vezes não deixar nem os olhos a mostra (como no caso da burca)!. É um pouco difícil para a cultura ocidental entender mesmo, é bem diferente, a mulher já conquistou tantos direitos na cultura ocidental (porém até hoje é muitas vezes subjugada...enfim! Esse não é o assunto) e hoje não é mais considerada um "objeto" pela sociedade, mas sim, existem essas culturas em que a mulher tem que se adequar aos desejos dos homens, de sua religião, de sua crença. E acredito que existam muitas que estão bem felizes assim, com certeza! E outras que, por respeito à sua cultura e religião, usam suas vestes tradicionais porém de uma forma mais "soltinha" rs. E pensando nisso, queria expor aqui algumas peças que já vi belíssimas, já vi muitas matérias sobre o uso de burcas, e ultimamente, tem se tornado cada vez mais "fashion" essa cultura, um ahazo! Às vezes dá até vontade de usar sabe...mas só de imaginar ficar nesses 35º C sob um pano - não dááá.

Vários estilistas já criaram peças muçulmanas (John Galliano, Nina Ricci, Carolina Herrera...) e as mulheres têm tido cada vez mais opções de ficarem bonitas, atraentes e singulares sem desrespeitar sua cultura!

Bom, antes de mais nada, vamos entender a moda islâmica:



BURCA
É a veste que cobre todo o corpo das mulheres, inclusive os olhos. A burqa não é mencionada no Alcorão mas é utilizada religiosamente, principalmente do Afeganistão e Paquistão.


XADOR
O xador cobre todo o corpo da mulher, com exceção do rosto. Não é uma vestimenta usada só por muçulmanas, mas por outras culturas orientais também.


NIQAB
Cobre todo o corpo, exceto os olhos. É usado onde é praticado o islamismo wahhabista.


HIJAB

E finalmente o hijab, o mais conhecido e usado no resto do mundo, que é apenas o véu cobrindo o cabelo. Tem uns tão lindos, mas nem isso a Jade quis usar!!
ABAYA
Espécie de túnica/vestido que cobre o corpo e é usado com o Hijab por cima. Tradicionalmente na cor preta com detalhes coloridos, brilhantes, etc, mas também se encontram em outras cores, principalmente escuras.













Bom, todos sabem que em 2011 a burca e o niqab foram proibidos no país de Coco Chanel e Christian Dior. Não tenho opinião formada sobre o assunto, pois sou a favor de medidas de segurança porém contra medidas de racismo, resultado: controversa. Mas enfim, esperamos que haja alguma solução ou meio termo para o caso, afinal, respeito vem acima de tudo.











E claro, os véus na cabeça não precisam ser usados apenas por religiosos ou pessoas da cultura islã, tem muita gente que já mostrou que o véu/lenço, inclusive as maiores inspirações vem de Grace Kelly e Audrey Hepburn. O lenço dá um "tchan" no look como acessório fashion:

Debra Messing

Jennifer Lopez




Ahazo não?

Beijokas da Bekka.

Nenhum comentário: